A história de um trabalho...

O início...
O trabalho com formação de professores iniciou-se em 2009 quando eu e outra professora fomos convidadas a trabalhar com o acompanhamento do uso pedagógicodas TIC na Educação...Até então, os laboratórios de informática das unidades escolares eram utilizados por empresas terceirizadas para que os alunos tivessem aula de computação, ou seja, nos horários indicados, os professores e suas turmas iam para o laboratório e o técnico ensinava os alunos a utilizarem editor de texto, editor de desenho e assim por diante.

A nova proposta retirou dos laboratórios tais técnicos e os professores da sala de aula é que ficaram responsáveis por utilizar os laboratórios nas aulas...uso pedagógico das tecnologias disponíveis nas escolas!
Toda mudança gera desconforto e, neste caso, não foi diferente. Os professores sentiram-se inseguros.
Os professores foram convidados a iniciar uma nova proposta de ensino-aprendizagem. Mas os professores deveriam partir de onde? Tudo era muito novo!
Foi assim que decidimos iniciar subsidiando os professores com materiais, modelos que servissem de primeiros contatos com esta nova proposta...realizamos uma lista com sites interessantes para utilizarem nas aulas e também roteiros para realização de aulas...que estão disponíveis no site do NAE
Este trabalho foi chamado de Projeto UPI - uso pedagógico da informática...hoje eu não daria este nome a ele, mas como ficou conhecido assim, o nome ainda é mantido!


O segundo passo, em 2010...
Após este período de oferecimento de modelos, começamos uma nova etapa, a professora que desenvolvia o trabalho comigo ficou responsável por outras formações. Os modelos continuaram à disposição e comecei a visitar as escolas , fazendo momentos de discussão com os professores do ciclo I (1º ao 5º ano). Estes momentos foram feitos com professores que manifestaram interesse.
Foram agendados horários em que os alunos estavam em aula de inglês e que o professor estava "livre", eu ia até a escola e conversávamos sobre as necessidades daquele professor. Eu trocava experiências, levava orientações, tutoriais...cada professor era atendido por quatro semanas, para dar tempo dele colocar algumas coisa em prática, refletir...
Durou um semestre...foi uma boa experiência!

Mais um passo, ainda em 2010...
Os professores de Ciclo I (1º ao 5º ano) foram atendidos em sua formação por intermédio dos coordenadores pedagógicos das unidades escolares. Os coordenadores participaram de discussões e formações e  orientaram os professores. Sim, o ideal seria que os professores continuassem a participar destas discussões e formações diretamente, mas a rede é grande e precisamos alternar o foco de formação direta...afinal, são 10 Unidades escolares para uma única formadora...ufa!!!
Os professores do Ciclo II (6º ao 9º ano) foram convidados a participar de uma formação com o título: "TIC na Educação: estudo de softwares e recursos" e, de momentos de discussão (TIC na Educação: Grupo de Estudo), cujas descrições estão na página : Os Planos... aqui mesmo no blog...

Outro passo, 2011...
Os estudos continuam e, desta forma, tudo o que foi construido até o momento precisou ser revisado. Sim claro, acreditamos que é necessário refletir e avançar nos conhecimentos e, consequentemente, transformar nossa prática sempre. Por isso, a decisão de revisar as sugestões de atividades (modelos) elaborados em 2009. Quanto aprendizado ocorreu neste tempo!
E, neste sengundo semestre do ano, irei a uma escola de Ciclo II para, juntamente com os professores, elaborar projetos nos quais eles poderão utilizar os recursos das mídias para ensinar os alunos determinados "conteúdos" - fica entre aspas porque este termo é algo que ainda necessita de muita discussão...em breve espero que esta história tenha continuação!