Grupo de Estudos

Formação com Professores – TIC na Educação: Grupo de Estudos
Ciclo II – 31/08/2010


“Uma das dimensões fundamentais do ato de educar é ajudar a encontrar uma lógica dentro do caos de informações que temos...” J. M. Moran

Objetivos:
- Elaborar lista de conhecimentos dos participantes: softwares e recursos.
- Analisar proposta de aula utilizando as TIC e discutir novas possibilidades de realização da mesma.
- Aprofundar conhecimentos sobre o uso das TIC

Atividade 1:
A) Em duplas, analisar a proposta de aula:
Site utilizado: www.google.com.br
Descrição da atividade: Os alunos pesquisaram sobre um determinado tipo de ginástica, principalmente quais são os aparatos utilizados e, durante a pesquisa, os alunos foram respondendo algumas questões sobre o assunto, como por exemplo: quais capacidades físicas eram utilizadas por esses atletas? Onde surgiu esta ginástica? Entre outros. No final da aula os alunos entregaram a pesquisa.
a)Objetivos
b)O que os alunos podem aprender
c)O que precisa ser garantido para atingir os objetivos
d)Função da tecnologia utilizada
e)Como você avalia esta aula

B) Discussão coletiva das análises realizadas pelas duplas.

Atividade 2: Leitura e discussão de trecho do texto: Como utilizar as tecnologias na escola – José Manuel Moran - disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm

Atividade 3: Coletivamente, realizar lista de recursos e softwares conhecidos pelos participantes para o desenvolvimento de aulas que utilizem as TIC

Atividade 4: Após a leitura e discussão do texto e, a listagem de softwares, vamos retomar a análise da proposta de aula.
A) O que mudou em relação à avaliação que você fez dela?
B) Coletivamente, utilizando nossos conhecimentos sobre uso pedagógico das mídias, vamos replanejar a aula analisada. Neste replanejamento, vamos considerar estratégias de pesquisa que possam ser utilizadas com diversos temas.

Roteiro:
O que o aluno poderá aprender com esta(s) aula(s)?
Duração da(s) atividade(s)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos
Metodologia
Recursos
Avaliação