Os Planos...

Toda mudança necessita do primeiro passo...

Projeto UPI (Uso pedagógico da informática) - 2009

Objetivos: -Tornar a sala de informática um espaço para o desenvolvimento de atividades que estejam de acordo com os conteúdos trabalhados de modo que se torne mais um recurso metodológico para atingir os objetivos propostos para a série (ano).
               - Realizar um trabalho de parceria com os professores da rede através de discussões e reflexões permanentes sobre a importância da informática na prática pedagógica, bem como a utilização do recurso nas aulas de forma sistemática e adequada aos objetivos do ensino.

Desenvolvimento: - Levantamento do material disponível nas escolas;
                            - Verificação dos laboratórios;
                            - Visita às escolas no período de aula para orientação e desenvolvimento das atividades;
                            - Troca de idéias: apresentar propostas e ouvir sugestões;
                            - Disponibilização de horário para suporte técnico e pedagógico;
                            - Acompanhar as atividades desenvolvidas pelos professores através de relatórios descritivos da aula.


A experiência gera avanços...

 Projeto UPI  -  2010  - 1º semestre
Objetivos:

- promover discussões sobre o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem de modo que seja possível criar ambientes de aprendizagem para o aluno interagir com situações e problemas;
- planejar, juntamente com coordenadores e professores, estratégias de ensino e de aprendizagem integrando os recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo;
- promover momentos de reflexão para que a sala de informática se torne um espaço para o desenvolvimento de atividades que estejam de acordo com os conteúdos trabalhados de modo que ela se torne mais um recurso metodológico para atingir os objetivos propostos para a série (ano)

Desenvolvimento:
O trabalho será realizado em momentos distintos com professores e com os coordenadores, de forma individual e coletiva e, também, disponibilização de material.
Primeiramente, haverá momento de discussão com cada um dos coordenadores para apresentação do trabalho que será desenvolvido durante o semestre.

Coordenadores:
1) Será marcado um momento mensal, na Unidade Escolar, no qual será feita a discussão, entre o coordenador e representante do NAE (responsável pelo Projeto UPI), dos trabalhos realizados pelos professores durante o período.
Caberá ao coordenador apresentar os trabalhos: objetivos e metodologias empregadas pelos docentes para que ocorra a análise e surjam novas possibilidades de aprimoramento do trabalho de modo que caminhe para atender os objetivos das TICs na Educação.
Neste encontro, também poderá ocorrer momentos de discussão com o coordenador para que sejam encontradas estratégias de sensibilização e aprofundamento do trabalho, favorecendo a formação continuada dos professores dentro da unidade escolar.

2) Mensalmente, durante os encontros de formação que acontecem no NAE, haverá: (Este não foi desenvolvido no primeiro semestre...)
- discussão de temas relacionados à Tecnologia na Educação;
- análise de propostas de aulas/projetos desenvolvidos por professores da rede ou publicadas em sites da internet;
- estudo de sites ou softwares úteis para o desenvolvimento do trabalho dos coordenadores, bem como dos professores por ele coordenados.


Professores:
Ciclo I:
Cada coordenador ficará responsável por convidar os professores e também selecioná-los para participação do trabalho. Primeiramente deverá convidar os professores e, dentre os voluntários, selecionar o que irá participar do trabalho. Caso aconteça de não haver voluntários, caberá ao coordenador indicar um professor da unidade para participar.
Os professores participantes do trabalho realizarão com a representante do NAE (responsável pelo Projeto UPI) momentos de discussão para planejamento, avaliação, revisão e reformulação de atividades ou projetos que estejam desenvolvendo.
Os momentos de discussão acontecerão em momentos pré-agendados (horários que os alunos estejam em aula de inglês ou educação física) com o professor, serão semanais no período de um mês.
A cada mês haverá a troca do professor participante.
Caso a Unidade Escolar tenha muitos professores voluntários, serão atendidos dois professores em cada mês, porém, nestes casos, os momentos de discussão com os docentes serão quinzenais.

Ciclo II:
Cada coordenador ficará responsável por convidar os professores e também selecioná-los para participação do trabalho. Primeiramente deverá convidar os professores e, dentre os voluntários, selecionar os que irão participarão do trabalho. Caso aconteça de não haver voluntários, caberá ao coordenador indicar os professores da unidade para participar.
Os professores participantes do trabalho deverão desenvolver algum projeto com uso das Tecnologias na Educação, preferencialmente por área, mas não havendo possibilidade na Unidade Escolar, poderá ser individual.
Tais professores participarão de encontros mensais, durante o semestre, para planejamento, avaliação, revisão e reformulação dos projetos que estejam desenvolvendo.
Os encontros acontecerão no NAE, em horário de HTPC, pré-agendados com a equipe gestora das UEs e serão coletivos, ou seja, com a participação de todos os professores participantes.


Adaptações são sempre necessárias para melhoria das formações...2º semestre/2010


Formação com Coordenadores – TICs na Educação

Público Alvo: Coordenadores da Rede Municipal de Educação – Ciclos I e II
Responsável: Nacir Ap. Bertini
Horário: O trabalho será realizado durante a formação semanal que acontecerá às sextas-feiras, das 8h às 10h
Local: NAE – Núcleo de Atualização Educacional
Justificativa: As concepções de educação estão sendo transformadas pela tecnologia. Os estudiosos do uso das TICs, salientam a importância das tecnologias da informação e dão ênfase à comunicação, trazendo para a realidade a necessidade da realização de trabalhos colaborativos que propiciem a construção de novas metodologias em prol da educação.
Diante deste cenário, faz-se necessário que a rede municipal de educação realize discussões acerca deste tema e realize planejamentos e replanejamentos dos trabalhos desenvolvidos.
Estes momentos com os coordenadores das escolas propiciarão a construção de trabalhos com a colaboração de todas as unidades escolares tanto na reflexão como na prática metodológica.


Objetivo Geral
- Promover momentos de formação continuada dos coordenadores em relação ao trabalho com as TIC.

Objetivos Específicos
- Estudar experiências trazidas pelos próprios coordenadores e que estão sendo desenvolvidas pelos professores que coordenam ou que foram encontradas em pesquisas.
- Estudar experiências propostas pelos membros da Oficina Pedagógica
- Refletir sobre as possibilidades de desenvolver o trabalho como proposto ou as possíveis adequações para se tornarem realidade.
- Aprofundar o uso das TICs – ir além do uso das mesmas como simples ferramentas, mas também como ambiente de produção, comunicação e publicação na rede.
- Discutir com os coordenadores estratégias para sensibilizar e favorecer a formação continuada dos professores dentro da unidade escolar.

Metodologia
Durante os encontros de formação semanal, serão inseridos momentos (mensais), nos quais serão realizadas atividades de:
- análise de experiências desenvolvidas pelos professores e adequações necessárias;
- discussão sobre possíveis orientações a serem dadas aos professores para adequação do uso das TICs nas aulas;
- leituras para estudo; e,
- reflexão sobre formas de sensibilizar os professores para a participação de formação continuada.

Avaliação
A avaliação do trabalho será realizada durante as análises, discussões e reflexões nos encontros de formação, observando-se as participações nas atividades e, durante as visitas de acompanhamento observando-se as práticas nas unidades escolares.


 
 
Formação com Professores – TICs na Educação: estudo de softwares e recursos

Público Alvo: Professores da Rede Municipal de Educação – Ciclo II
Responsável: Nacir Ap. Bertini
Investimento: Certificação
Carga Horária: 40 horas, sendo 12 horas de estudos presenciais, 16 horas para elaboração e aplicação de atividades e 12 de estudos e discussões a distância.
Horário: Os professores interessados poderão optar por participação em uma das ofertas de turmas:
               Turma 1 – 7h30m às 10h30m
               Turma 2 – 13h30m às 16h30m
               Turma 3 – 18h às 21h

Justificativa
O trabalho com as Tecnologias de Informação e Comunicação requer dos professores alteração nas concepções de ensino-aprendizagem e, além disso, conhecimento dos profissionais sobre softwares que favorecem o desenvolvimento de aulas e projetos para atingir os objetivos de informação e comunicação.
A necessidade de formação continuada dos professores é de fundamental importância do mesmo modo que a capacitação para o uso das ferramentas, sendo assim, a realização de momentos de formação envolvendo diferentes ferramentas propicia aos professores maiores recursos para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula e, desta forma, atingem os objetivos educacionais de inclusão digital.

Objetivo geral
- Capacitar professores para o uso de softwares que propiciem a inclusão digital dos alunos

Objetivos Específicos
-  Propiciar momentos de reflexão e discussão sobre as funções de diferentes softwares e sua utilização e impacto na prática pedagógica.
- Desenvolver habilidades para o manejo de softwares que possibilitem a elaboração e edição de textos e apresentações multimídias, comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção cooperação e publicação de textos na internet

Metodologia
- Seleção de ferramenta ou software;
- Realização de estudo da ferramenta ou software em encontros presenciais mensais de 3 horas;
- Planejamento e aplicação de atividade utilizando a ferramenta ou software em questão – atividade desenvolvida pelos participantes durante a semana que sucede o momento presencial de estudo;
- Discussão sobre a experiência (atividade planejada e aplicada), possíveis adequações e dúvidas sobre o software – atividade realizada em fórum de discussão (formador e participantes) – plataforma e-proinfo – durante a semana seguinte à aplicação – atividade à distância.

Avaliação e Certificação
A Certificação será emitida pela Secretaria de Educação e Cultura de Descalvado – SEEC.
Os critérios para obtenção da certificação são:
- 75% de freqüência e participação nas atividades propostas nos encontros presenciais.
- 75% de participação nas atividades propostas nos trabalhos a distância.



Formação com Professores – TICs na Educação: Grupo de Estudo

Público alvo: Professores da Rede Municipal de Educação – Ciclo II
Responsável: Nacir Ap. Bertini
Horário: O grupo de estudos será realizado mensalmente em horários de HTPC (17h45m às 19h45m)
Local: Os encontros do grupo serão realizados no NAE – Núcleo de Atualização Educacional

Justificativa:
As concepções de educação estão sendo transformadas pela tecnologia. Os estudiosos do uso das TICs, salientam a importância das tecnologias da informação e dão ênfase à comunicação, trazendo para a realidade a necessidade da realização de trabalhos colaborativos que propiciem a construção de novas metodologias em prol da educação.
Diante deste cenário, faz-se necessário que a rede municipal de educação realize discussões acerca deste tema e realize planejamentos e replanejamentos dos trabalhos desenvolvidos.
Realizar momentos de discussão e trocas de experiências com os professores permite que sejam sensibilizados para a nova proposta do uso das TIC na educação, bem como favorece a diminuição das inseguranças e, as trocas de experiências promovem o aumento de repertório para planejamento do trabalho.

Objetivo Geral
- Promover a formação continuada dos professores em relação ao uso das TIC na Educação.

Objetivos Específicos
- Estudar experiências trazidas pelos próprios professores, que estejam sendo desenvolvidas em sala de aula ou que foram encontradas em pesquisas.
- Refletir sobre as possibilidades de desenvolver o trabalho como proposto ou as possíveis adequações para se tornarem realidade.
- Aprofundar e ampliar os conhecimentos sobre o uso das TICs – ir além do uso das mesmas como simples ferramentas, mas também como ambiente de produção, comunicação e publicação na rede.

Metodologia
- Elaboração coletiva de planos de aula ou projetos para serem desenvolvidos em sala de aula;
- Realização de estudos de experiências desenvolvidas em sala de aula ou que foram encontradas em pesquisas;
- Discussão de novas estratégias de trabalho e troca de experiências e replanejamento de atividades;
- Leituras para estudo.

Avaliação
A avaliação do trabalho será realizada durante as análises, discussões e reflexões nos encontros de formação, observando-se as participações nas atividades e, durante as visitas de acompanhamento observando-se as práticas nas unidades escolares.



Mais planos de trabalho, 2011...

Tecnologias na Educação – Sugestão de Atividades
 Público Alvo: Unidades escolares – Ciclo I
Responsável: Nacir Ap. Bertini (revisão e reformulação) e Equipe NAE (discussões e acompanhamentos)
Justificativa: A utilização das tecnologias na educação já é discutida há algum tempo, nos anos anteriores os professores receberam modelos de aulas envolvendo as tecnologias. Tais sugestões, após um período de estudo, mostraram-se parcialmente incompletas; além disto, observou-se que o simples fato de os professores receberem as propostas não garantiu que desenvolvessem o trabalho de acordo com os objetivos. Durante o tempo em que os modelos em questão estavam sendo sugeridos, foi oferecido aos coordenadores e professores algumas formações que proporcionaram discussões, reflexões e aprofundamento no conhecimento sobre o papel das tecnologias na educação.
Diante de tal realidade, julga-se necessário que:
- as sugestões sejam revisadas e reformuladas;
- cheguem às mãos dos professores e sejam acompanhadas através de ações que contribuam para a sua formação continuada.

Objetivo Geral:
Disponibilizar sugestões de atividades que envolvem o uso de tecnologias na educação.

Objetivos Específicos:
- Revisar e reformular atividades que já foram enviadas para as escolas em anos anteriores;
- Enviar as atividades reformuladas para as escolas;
- Discutir com os coordenadores estratégias para sensibilizar e favorecer a formação continuada dos professores dentro da unidade escolar.

Metodologia:
Ao final de cada mês, a responsável pelo trabalho realiza a revisão e reorganização das sugestões do mês seguinte.
Na primeira semana do mês, as sugestões serão entregues aos coordenadores das unidades escolares, para que disponibilizem aos professores.
Nos encontros de formação que ocorrem quinzenalmente com os coordenadores, haverão momentos em que serão proporcionadas discussões envolvendo:
- análises das atividades
- estratégias para serem discutidas com os professores
- formas de acompanhamento do trabalho no dia a dia para promover a formação continuada dos professores.
A Equipe NAE acompanhará a prática do uso das tecnologias na educação através das ações de acompanhamento das escolas.

Avaliação:
A avaliação do trabalho será realizada durante as análises, discussões e reflexões nos encontros de formação, bem como nas observações realizadas no trabalho de acompanhamento nas escolas.


TIC na Educação – Elaboração de Projetos
Público Alvo: Unidades escolares – Ciclo II
Responsável: Nacir Ap. Bertini
Local: Unidades escolares participantes

Justificativa:
As concepções de educação estão sendo transformadas pela tecnologia. Os estudiosos do uso das TICs salientam a importância das tecnologias da informação e dão ênfase à comunicação, trazendo para a realidade a necessidade da realização de trabalhos colaborativos que propiciem a construção de novas metodologias em prol da educação.
Esta construção ocorre num processo e, após algumas etapas de formação técnica e pedagógica com professores e equipe gestora faz-se necessário o aprofundamento de estudos sobre projetos, da reflexão sobre o trabalho com as TIC e da prática de tais metodologias.
O trabalho coletivo entre formadora, coordenadora e professores na construção e desenvolvimento e avaliação de um projeto utilizando as TIC na educação propiciarão tais aprofundamentos.

Objetivo Geral:
Elaborar, desenvolver e avaliar um projeto utilizando as TIC na Educação.

Objetivos Específicos:
- Estudar temas relacionados a TIC na Educação – Elaboração de Projetos
-Discutir e definir o tema do projeto a ser desenvolvido na unidade escolar
- Elaborar plano de trabalho – Projeto
- Avaliar as etapas do Projeto e realizar replanejamentos necessários
- Realizar estudos técnicos e pedagógicos de softwares e recursos, quando for necessário.

Metodologia:
- Reunião inicial com os coordenadores das unidades escolares para planejar a apresentação do trabalho e convites de participação aos professores.
- Realização, pelo coordenador, com acompanhamento da formadora, da apresentação do trabalho e convite aos professores – horário de HTPC
- Organizar a equipe participante do projeto (formadora, coordenadora e professores)
- Primeira reunião: - planejamento das etapas do projeto,
- definição das TIC a serem utilizadas e necessidades de estudo técnico.
- Reuniões mensais em horário de HTPC, nas unidades escolares com a presença da equipe participante: - leituras para fundamentação teórica sobre TIC e Projetos
- avaliação das etapas já realizadas,
- replanejamento das etapas seguintes,
- estudos técnico-pedagógicos das TIC utilizadas.

Avaliação:
A avaliação do trabalho será realizada:
- durante as análises, discussões e reflexões nos encontros de planejamento e estudo da equipe participante,
- através do acompanhamento da realização das etapas do projeto,
- observando-se as participações dos alunos nas atividades das etapas do projeto,
- através da análise do Produto Final.