2010
Pauta 1:
Ciclo I - 1° a 5° ano (1ª a 4ª série)
Ciclo II - 6° a 9° ano (5ª a 8ª série)
“os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender” (Toffler)
Objetivos gerais do encontro:
- Analisar atividades desenvolvidas pelos professores.
- Refletir sobre formas de orientação do trabalho.
- Aprofundar conhecimento sobre o uso das TICs.
Atividade 1: Apresentação do trabalho desenvolvido nos encontros de formação:
a) Análise de atividades propostas por professores.
b) Discussão sobre orientações e sugestões.
c) Estudo de textos.
Atividade 2: Levantamento de informações:
a) Que trabalhos estão sendo desenvolvidos pelos professores com as TICs? (objetivos, conteúdos, recursos, aulas/projetos, locais
b) Discussão coletiva
- Os trabalhos estão sendo realizados de formas parecidas?
- Há algum professor realizando trabalhos que o diferenciam da maioria?
Atividade 3: Análise de uma atividades
A) Duplas/trios
- Analisar a atividade - utilizamos uma atividade enviada por uma coordenadora desenvolvida em algum momento por um dos professores que passaram pela escola: não foi divulgado o nome do professor nem da escola.
Objetivos
O que os alunos podem aprender
O que precisa ser garantido para atingir os objetivos
Função da tecnologia utilizada
- Escrever quais orientações e sugestões daria a esse professor
B) Discussão coletiva
Análise das atividades
- Os objetivos são claros? Estão de acordo com as propostas pedagógicas?
- Os conteúdos são os mesmos estudados em “sala de aula” ou são planejados especialmente para que as TICs possam ser utilizadas?
- A tecnologia utilizada apresenta função pedagógica ou é utilizada como mera ferramenta? Quais as implicações de tais funções?
Atividade 4: Leitura e discussão do texto: Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica - Maria Elizabette Brisola Brito Prado - disponível em http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/145723IntegracaoTec.pdf
Atividade 5: Revisão das orientações e sugestões
Após as discussões sobre a análise da atividade e sobre o texto lido, escreva o que poderia ser modificado ou acrescentado nas orientações e sugestões para o professor.
Atividade 6: Avaliação do encontro – coletivo
- Pontos fortes
- Sugestões
Pauta 2
Pauta de Formação com Coordenadores: TICs na Educação
Ciclo I - 24 de agosto de 2010
“A experiência não é nem formadora nem produtora. É a reflexão sobre a experiência que pode provocar a produção do saber e a formação.” (Nóvoa, 1996)
Objetivos gerais do encontro:
- Analisar atividades desenvolvidas pelos professores.
- Refletir sobre formas de orientação do trabalho.
- Aprofundar conhecimento sobre o uso das TICs.
Atividade 1: Leitura em voz alta
Atividade 2: Avaliando as práticas
a) Retomada: quais foram as orientações e sugestões discutidas no último encontro?
b) Destas, quais foram colocadas em prática?
c) Se sim, quais foram os resultados?
Se não, quais as ações necessárias para que sejam?
Atividade 3: Análise de atividades
A) Duplas/trios
- Analisar a atividade (anexo I)
Objetivos do professor com esta proposta
O que os alunos podem aprender com esta proposta
O que precisa ser garantido para que o professor possa atingir os seus objetivos
Função da tecnologia utilizada
Atividade 4: Leitura para estudo - trecho do texto: Como utilizar as tecnologias na escola – José Manoel Moran (anexo II)
Atividade 5: Discussão Coletiva
Após as discussões sobre a análise da atividade e sobre o texto lido, podemos considerar a atividade proposta como um bom modelo de aula?
Se sim, quais as características que fazem dela uma boa aula?
Se não, o que deve ser modificado nela para que se torne um bom modelo?
Atividade 6: Reflexão:Orientações ao professor
a) Quais orientações e sugestões podem ser dadas a este professor?
b) Como isto pode ser feito? Anotar estratégias para realizar as orientações:
Atividade 7:
- Avaliação do encontro
- Recados
- Possíveis dúvidas
Pauta 3:
Pauta de Formação com Coordenadores: TICs na Educação - Ciclo II
Objetivos gerais do encontro:
- Analisar atividades desenvolvidas pelos professores.
- Refletir sobre formas de orientação do trabalho.
- Aprofundar conhecimento sobre o uso das TICs.
Atividade 1: Leitura em voz alta
Atividade 2: Avaliando as práticas (Fórum de discussão)
a) Retomada: quais foram as orientações e sugestões discutidas no último encontro?
b) Destas, quais foram colocadas em prática?
c) Se sim, quais foram os resultados?
Se não, quais as ações necessárias para que sejam?
Atividade 3: Leitura e discussão do texto: A integração das tecnologias na Educação – José M. Moran (Anexo I)
Atividade 4: Produção Colaborativa - ambiente colaborativo Google Docs
Elaboração coletiva de HTPC para formação de professores
Atividade 6: Avaliação do encontro – coletivo
- Pontos fortes
- Sugestões
Pauta 4
Pauta de Formação com Coordenadores: TICs na Educação - Ciclo II – 19/11/2010
Objetivos gerais do encontro:
- Refletir sobre formas de orientação do trabalho.
- Produzir pauta de formação (trabalhar colaborativamente)
- Aprofundar conhecimento sobre o uso das TICs.
Atividade 1: Leitura em voz alta
Atividade 2: Produção colaborativa:
Utilizando o ambiente colaborativo Google Docs, elaborar pauta para HTPC – TICs na Educação.
a) Decidir o tema da formação: sensibilização para a utilização? Aplicação de tecnologias para novas formas de construir conhecimento?
b) Estabelecer objetivos: formação técnica ou formação pedagógica?
c) Determinar sequência de atividades (Metodologia)
Atividade 3: Leitura e discussão: A formação de professores (Anexo I)
Atividade 4: Revisão de pauta
a) Reflexão Individual: A partir da discussão realizada na Atividade 3, quais modificações deverão ser feitas no planejamento da formação? Como deve ficar a pauta?
b) Utilizando o Google Docs, realizar as alterações na pauta para HTPC – TICs na Educação.
2011
Pauta de Formação – Professoras Coordenadoras do Ciclo I
29/07/2011
Objetivos:
- Aprofundar conhecimento sobre o uso das TIC na Educação.
- Analisar a prática dentro das unidades escolares.
- Refletir sobre formas de orientação do trabalho.
- Elencar ações para viabilização do trabalho de acordo com a proposta.
Atividade 1: Análise de Proposta de Trabalho
A) Cada coordenadora deverá realizar a leitura das Propostas de Atividades de Agosto e fazer a análise das mesmas:
- Possíveis dificuldades encontradas pelos professores para a realização das atividades propostas
- O que precisa ser garantido para que o professor possa realizar a atividade de acordo com a proposta
- Possíveis ações da equipe gestora para viabilizar o trabalho dos professores
B) Socialização
Atividade 2: Sistematização das Ações
A partir das discussões e análises realizadas até o momento, coletivamente, listar as ações necessárias para viabilizar a presente proposta de trabalho.