Estudo de Softwares e recursos

Formação -  TIC na Educação: Estudo de softwares e recursos

Módulo I: Lousa Digital

12/08/2010

Atividades Presenciais (3 horas):
1) Inscrição dos participantes no ambiente eproinfo: Formação com Professores TICs na Educação: estudo de softwares e recursos
Orientações sobre utilização de recursos do ambiente:
A) Biblioteca:
a) Como postar arquivos:
b) Como acessar arquivos:
B) Fórum:
a) Como inserir contribuições:
b) Como inserir comentários:

2) Orientações técnicas sobre a lousa digital.
A) Recursos necessários: computador, projetor e lousa
B) Apresentação de como instalar os recursos
C) Atividade prática: instalação dos recursos pelos participantes.
D) Apresentação dos recursos disponibilizados pela lousa
Para os recursos da lousa ficarem disponíveis, é necessário que o software da mesma esteja instalado no computador. Isto é feito com o uso do CD que acompanha a lousa.
C) Exploração do recurso pelos participantes- seguir orientações dadas pela formadora.

3) Possíveis atividades com alunos: discussão e construção coletiva

4) Orientações para Atividades à distância:
A) Atividades a distância – Parte I: Elaboração e aplicação de atividade (4 horas)
Professores: - Elaborar uma aula ou uma atividade utilizando a lousa digital.(2 horas)
                      - Aplicar a atividade com os alunos (1 hora)
                      - Postar o Plano no ambiente eproinfo em:
Biblioteca =>Tema: Lousa Digital => Subtema: Plano de aula. (1 hora)

Coordenadores, diretores e formadores NAE:
1ª opção: - Elaborar um momento de formação com os professores ou coordenadores utilizando a lousa digital. (2 horas)
               - Aplicar a atividade com os professores ou coordenadores (1 hora)
               - Postar o Plano no ambiente eproinfo em:
Biblioteca =>Tema: Lousa Digital => Subtema: Plano de formação. (1 hora)

2ª opção: - Encontrar um professor parceiro (que não esteja participando desta formação)
                - Elaborar com ele uma aula ou uma atividade utilizando a lousa digital.(2 horas)
                - Assistir a aplicação da atividade com os alunos (1 hora)
                - Postar o Plano no ambiente eproinfo em:
Biblioteca =>Tema: Lousa Digital => Subtema: Plano de aula/formação. (1 hora)

B) Atividades a distância – Parte II: Relatório, estudos e discussões (3 horas)
Professores:  No fórum de discussão: Discutindo sobre as experiências
                       a) incluir contribuição com reflexão sobre a experiência realizada (1 hora)
                       b) ler as reflexões dos demais professores e incluir contribuições com questionamentos, sugestões ou outras que julgar necessário (2 horas)

Coordenadores, diretores e formadores NAE:
No fórum de discussão: Discutindo sobre as experiências
a) incluir contribuição com reflexão sobre a experiência realizada (1 hora)
b) ler as reflexões dos demais coordenadores ou formadores e incluir contribuições com questionamentos, orientações a serem discutidas com os professores aplicadores, sugestões, entre outras que julgarem necessário (2 horas)

Módulos II, III e IV:
Todos os participantes: escolher os 3 temas que gostaria que fossem estudados nos módulos II, III e IV.
Considerando as escolhas de todos os participantes (das 3 turmas – manhã, tarde, noite), serão estudados os temas mais votados.

Temas para escolha:
- Planilha eletrônica (Excel ou Calc) – principais recursos para utilização em aulas
- Apresentação Eletrônica (Power Point ou Impress) – aprofundamento nos recursos e possibilidades de utilização em aula
- Editor de vídeo (Movie Maker ou Kdenlive) – recursos e aplicações em aulas
- Wiki (Google docs, wikispace) – ambiente de escrita colaborativa online: recursos e funcionalidade para aulas
- Fórum de discussão – criação, gerenciamento e utilização educacional
- Cmap Tools – programa para criação de mapas conceituais: os mapas conceituais, recursos do programa e formas de utilização em aulas.
- Blogs – criação, gerência e possibilidades de utilização educacional



Módulo II: Planilha Eletrônica
16/09/2010

Atividades Presenciais (3 horas):

Atividade 1 – Módulo I – Considerações finais
a) Comentários sobre as discussões e participação
b) Discussão sobre possíveis dúvidas

Atividade 2 - Planilha Eletrônica
Em duplas, realizar cada uma das atividades propostas e, coletivamente, discutir as melhores formas de realização.
a) Inserir e formatar dados na tabela
b) Renomear planilha
c) Copiar dados para outra planilha
d) Inserir fórmulas: soma, média, operações, etc
e) Construir diferentes gráficos

Atividade 3 – Coletivamente, listar possibilidades de utilização pedagógica da planilha eletrônica


Atividade 4 - Orientações para Atividades à distância
Atividades a distância – Parte I: Elaboração e aplicação de atividade (4 horas)
Professores: - Elaborar uma aula ou uma atividade utilizando a Planilha Eletrônica.(2 horas)
- Aplicar a atividade com os alunos (1 hora)
- Postar o Plano no ambiente eproinfo em:
Biblioteca =>Tema: Planilha Eletrônica => Subtema: Plano de aula. (1 hora)
Coordenadores, diretores e formadores NAE:
1ª opção: - Elaborar um momento de formação com os professores ou coordenadores utilizando a Planilha Eletrônica. (2 horas)
- Aplicar a atividade com os professores ou coordenadores (1 hora)
- Postar o Plano no ambiente eproinfo em:
Biblioteca =>Tema: Planilha Eletrônica => Subtema: Plano de formação. (1 hora)

2ª opção: - Encontrar um professor parceiro (que não esteja participando desta formação)
- Elaborar com ele uma aula ou uma atividade utilizando a planilha eletrônica.(2 horas)
- Assistir a aplicação da atividade com os alunos (1 hora)
- Postar o Plano no ambiente eproinfo em:
Biblioteca =>Tema: Planilha Eletrônica => Subtema: Plano de aula/formação. (1 hora)


Atividades a distância – Parte II: Relatório, estudos e discussões (3 horas)
Professores:
No fórum de discussão: Discutindo sobre as experiências
a) incluir contribuição com reflexão sobre a experiência realizada (1 hora)
b) ler as reflexões dos demais professores e incluir contribuições com questionamentos, sugestões ou outras que julgar necessário (2 horas)
c) compartilhar dúvidas e trocar conhecimentos sobre a utilização do programa.

Coordenadores, diretores e formadores NAE:
No fórum de discussão: Discutindo sobre as experiências
a) incluir contribuição com reflexão sobre a experiência realizada (1 hora)
b) ler as reflexões dos demais coordenadores ou formadores e incluir contribuições com questionamentos, orientações a serem discutidas com os professores aplicadores, sugestões, entre outras que julgarem necessário (2 horas)
c) compartilhar dúvidas e trocar conhecimentos sobre a utilização do programa.


Módulo II: Planilha Eletrônica
21/10/2010
Atividades Presenciais (3 horas)

Atividade 1 – Módulo I – Considerações finais
a) Comentários sobre as discussões e participação
b) Discussão sobre possíveis dúvidas

Atividade 2 - Apresentação Eletrônica
Apresentação Eletrônica
a) Formar duplas
b) Considerar o tema proposto: Uso pedagógico das TIC na Educação
c) Montar uma apresentação de slides de acordo com as orientações:
- Primeiro slide: Deve estar com layout automático para título e subtítulo
- Um slide formatado com layout automático contendo título e texto
- Um slide formatado com layout automático contendo título, texto e conteúdo...sendo que o conteúdo deve ser uma figura
- Um slide formatado com layout automático : título e conteúdo, nesta caso o título fica opcional e o conteúdo deve ser um clip de mídia ou um vídeo – o vídeo tem que estar salvo no computador. O “fundo” deve ser preto...isto é feito através de opções do Esquema de cores
- Um slide com layout: título e texto em duas colunas. Ele deverá conter efeito de entrada (escolha das duplas) e, esta entrada deve acontecer somente após clique com o mouse.
- Inserir na apresentação mais 1 slide com formatação e conteúdo livre (texto, imagem,
vídeo, som, etc) – sem fugir ao tema proposto.
Obs.: Total - 6 slides

- A ordem dos slides pode ser alterada de acordo com a apresentação proposta por cada grupo.
- Observe que cada um dos slides está com modelo de design diferente e com efeitos de entrada variados...sua apresentação também deve conter tais animações!!!


Atividade 3 – Apresentação e discussão
a) Apresentação dos slides elaborados pelas duplas.
b) Discussão
- Técnica: tirar dúvidas sobre a inserção de dados e formatação dos slides
- Pedagógica: conversa sobre o conteúdo apresentado nos slides.



Atividade 4 – Leitura: Uso pedagógico de apresentação de slides digitais (trechos)
disponível em: http://nteitaperuna.blogspot.com/2010_07_01_archive.html
Atividade 5 - Orientações para Atividades à distância

Atividades a distância – Parte I: Elaboração e aplicação de atividade (4 horas)
Professores: - Elaborar uma aula ou uma atividade utilizando a Apresentação Eletrônica.(2 horas)
- Aplicar a atividade com os alunos (1 hora)
- Postar o Plano no ambiente eproinfo em:
Biblioteca =>Tema: Apresentação Eletrônica => Subtema: Plano de aula. (1 hora)
Coordenadores, diretores e formadores NAE:
1ª opção: - Elaborar um momento de formação com os professores ou coordenadores utilizando a Apresentação Eletrônica. (2 horas)
- Aplicar a atividade com os professores ou coordenadores (1 hora)
- Postar o Plano no ambiente eproinfo em:
Biblioteca =>Tema: Apresentação Eletrônica => Subtema: Plano de formação. (1 hora)

2ª opção: - Encontrar um professor parceiro (que não esteja participando desta formação)
- Elaborar com ele uma aula ou uma atividade utilizando a apresentação eletrônica.(2 horas)
- Assistir a aplicação da atividade com os alunos (1 hora)
- Postar o Plano no ambiente eproinfo em:
Biblioteca =>Tema: Apresentação Eletrônica => Subtema: Plano de aula/formação. (1 hora)


Atividades a distância – Parte II: Relatório, estudos e discussões (3 horas)
Professores:
No fórum de discussão: Discutindo sobre as experiências
a) incluir contribuição com reflexão sobre a experiência realizada (1 hora)
b) ler as reflexões dos demais professores e incluir contribuições com questionamentos, sugestões ou outras que julgar necessário (2 horas)
c) compartilhar dúvidas e trocar conhecimentos sobre a utilização do programa.

Coordenadores, diretores e formadores NAE:
No fórum de discussão: Discutindo sobre as experiências
a) incluir contribuição com reflexão sobre a experiência realizada (1 hora)
b) ler as reflexões dos demais coordenadores ou formadores e incluir contribuições com questionamentos, orientações a serem discutidas com os professores aplicadores, sugestões, entre outras que julgarem necessário (2 horas)
c) compartilhar dúvidas e trocar conhecimentos sobre a utilização do programa.


Módulo IV: Editor de vídeo
11/11/2010
Atividades Presenciais (3 horas)

Atividade 1 – Módulo III – Considerações finais
a) Comentários sobre as discussões e participação
b) Discussão sobre possíveis dúvidas

Atividade 2 - Editor de Vídeo
Orientações técnicas: Vídeo tutorial
Utilização de slides
Narração

Atividade 3 – Produção de vídeo
Em duplas, construir um vídeo que apresente as ferramentas e recursos estudados nesta formação (lousa digital, planilha e apresentação eletrônica) e suas aplicações no processo de ensino e aprendizagem.
Utilize o material encontrado na pasta Material-atividade presencial (disponível no desktop), os conhecimentos adquiridos durante as discussões e realizações de atividades e, se houver necessidade faça pesquisas na internet.

Atividade 4 – Socialização
a) Apresentação dos vídeos produzidos pelos grupos.
b) Discussão sobre questões técnicas do recurso.

Atividade 5 – Aplicações pedagógicas
Coletivamente, construir lista de atividades que podem ser desenvolvidas com professores ou alunos.


Atividade 6 – Orientações para Atividades à distância

Atividades a distância – Parte I: Elaboração e aplicação de atividade (4 horas)
Os participantes deverão estar agrupados por unidade de trabalho.
1) Plano de trabalho (1 hora)
Elaborar um plano para construção de um vídeo de apresentação da sua unidade de trabalho (escola ou NAE). Este plano deve conter a descrição dos objetivos; o roteiro: conteúdos contemplados, texto, narração ou outro tipo de áudio, imagens e/ou vídeos, entre outros; sequência de ações para a produção, responsáveis por cada uma delas.
- Postar o Plano no ambiente eproinfo em:
Biblioteca =>Tema: Editor de vídeo => Subtema: Plano de trabalho.
2) Execução do trabalho (3 horas)
Executar o plano de trabalho e montar o vídeo.
Possivelmente o vídeo ficará com maior que o aceito pelo ambiente eproinfo. Sendo assim, deverá ser enviado por email para nacirbertini@hotmail.com

Atividades a distância – Parte II: Relatório, estudos e discussões (3 horas)
No fórum de discussão: Discutindo sobre as experiências
a) incluir contribuição com reflexão sobre a experiência realizada (1 hora)
b) ler as reflexões dos demais professores e incluir contribuições com questionamentos, sugestões ou outras que julgar necessário (2 horas)
c) compartilhar dúvidas e trocar conhecimentos sobre a utilização do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua colaboração é fundamental para as reflexões e melhoria na formação dos professores!